Leitura

Entenda a relação entre dor neuropática e alcoolismo

Provavelmente, você conhece alguns efeitos colaterais do álcool, como desequilíbrio, lapsos de memória, enjoo e muitos outros, mas e quando a bebida é consumida em excesso, quais outros males pode ocasionar?

De acordo com estatísticas, o uso abusivo de álcool é um fator de risco para mais de 200 doenças e lesões e, como você leu aqui no blog Se Cuida , também é uma das causas para a dor neuropática.

 

Qual é a relação entre os problemas?

A bebida alcoólica tem o poder de alterar diversas funções em nosso corpo, prejudicando muito além do fígado. De acordo com especialistas, o consumo contínuo pode acarretar diversas alterações agudas e crônicas no sistema nervoso, como alterações estruturais no cérebro e nos nervos periféricos, o que pode gerar a dor neuropática.

Essa dor também pode ser considerada "neuropatia periférica", atingindo nervos localizados nas extremidades do corpo, como mãos e pés. Os sintomas podem incluir dor repentina, formigamentos, perda de sensibilidade ou de força.

 

Tratamentos e ações contra a doença

Os tratamentos podem variar entre anticonvulsivantes, analgésicos de ação central e antidepressivos, mas a principal ação, nesse caso, é parar de vez com a bebida alcoólica com o apoio de um especialista.

O médico também ajudará na busca por vitaminas do complexo B, afinal, com o alto consumo de álcool, elas são reduzidas no corpo e são muito importantes para o bom funcionamento do cérebro e dos nervos.

Todo vício é um grande desafio a ser vencido, mas pode ser superado por quem tem sede de viver. Se você ou algum conhecido sofre com o alcoolismo e dor neuropática, a dica é procurar ajuda médica e se cuidar!

 

Referências

https://www.nsctotal.com.br/noticias/especialista-alerta-que-consumo-excessivo-de-bebidas-alcoolicas-tambem-prejudica-sistema

Acesso em: 9 dez 2020.

 

https://revista.abrale.org.br/neuropatia-periferica-fique-de-olho-no-formigamento/

Acesso em: 9 dez 2020.

 

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/11/neuropatia-do-pes-se-nao-tratada-pode-acabar-com-carreira-do-corredor.html

Acesso em: 9 dez 2020.

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5649:folha-informativa-alcool&Itemid=1093

Acesso em: 9 dez 2020.

PP-ZOL-BRA-0093 - jan/2021