Blog da Saúde
Entenda o que é o transtorno de ansiedade generalizada, a condição que afeta 9,3% da população brasileira, segundo a OMS.
Entenda o que é transtorno de ansiedade generalizada, a condição que afeta 9,3% da população brasileira, segundo a OMS
"Tô ansioso com essa entrevista de emprego." "Essa fila me dá ansiedade." "Superansioso com a proximidade da minha viagem." Essa palavra, que já entrou em nosso vocabulário para descrever algumas situações desconfortáveis, também é o termo principal de uma condição que requer atenção de todos: TAG. A sigla que significa transtorno de ansiedade generalizada, representa um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, que acomete um indivíduo de forma persistente e de difícil controle.
A ansiedade comum, aquela que precede momentos delicados, é considerada normal e até indispensável para o ser humano, pois prepara-nos para momentos que necessitam de nossa máxima atenção. Quando falamos em TAG, registramos uma reação desproporcional à situação-gatilho, que, eventualmente, vira o "novo normal", criando um sentimento que dura, no mínimo, 6 meses.
O TAG atinge cerca de 254 milhões de pessoas em todo o mundo, e não se apega a um público específico. Crianças, jovens, idosos e adultos estão sujeitos a esse distúrbio, mas vale mencionar que há alguns fatores de risco:
· Gênero: a doença é mais presente em mulheres;
· Pessoas com traumas de infância;
· Presença de doenças crônicas que possam causar preocupações;
· Genética: trata-se de uma doença hereditária;
· Excesso de substâncias, como drogas e álcool.
Quando se trata de saúde mental, os desafios não costumam ser simples: em 25% dos casos, o TAG costuma acompanhar outras condições psiquiátricas, como depressão. Considerando que ambos surgem de um desequilíbrio de neurotransmissores no cérebro, a auto-observação e a procura por ajuda o quanto antes são fundamentais para desatar esse nó.
Uma das principais características do TAG é o conjunto de sintomas que podem ser tanto físicos quanto psicológicos. Do lado físico falta de ar, aperto no peito e tensão muscular estão entre os maiores exemplos. Nos sintomas psicológicos, destacam-se agitação com inquietude de braços e pernas, nervosismo, dificuldade de concentração e o medo constante.
É importante lembrar que durante uma crise todos esses sintomas ficam maximizados e podem evoluir para uma condição de grande impacto negativo na qualidade de vida. Por isso, ao suspeitar dos sinais, procurar ajuda de um profissional é o mais importante: Se cuida!
Referências
Bruna MHV. Ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada). Drauzio. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/ansiedade-transtorno-de-ansiedade-generalizada/. Acesso em: 26 abr 2021.
Depression and other common mental disorders: global health estimates. Genebra: World Health Organization, 2017.
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): o que é, causas e sintomas? Psicologia Viva. Disponível em: https://blog.psicologiaviva.com.br/ansiedade-generalizada/. Acesso em: 26 abr 2021.
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): quais os sintomas e tratamentos. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/transtorno-de-ansiedade-generalizada. Acesso em: 26 abr 2021.
PP-ZOL-BRA-0078 - mar/2021