Existe uma beleza profunda no gesto da mãe que acolhe seu bebê com ternura, no reencontro dos amigos que se abraçam depois de anos de saudades, no beijo do casal que se despede no aeroporto. É uma dimensão do belo oferecida por imagens, que servem aos olhos. Pela visão, somos tocados pelo que há de bonito do mundo. Ela nos oferece as cenas que marcarão a lembrança e deixarão saudades. Os olhos nos ajudam a perceber a realidade, aceitar os desafios e as alegrias que estão ao redor. Porque reconhecemos a importância de enxergar, criamos a campanha “De olho no glaucoma”, em parceria com a Sociedade Brasileira de Glaucoma.

Dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate a esta doença e, para aprofundar o conhecimento da população, durante todo o mês publicaremos conteúdos relevantes para estimular o debate, a prevenção e o tratamento. Fique ligado em nossas comunicações e acompanhe a iniciativa:

#DeOlhoNoGlaucoma

Raio X do Glaucoma

O que é?

No Brasil, cerca de 3% da população acima dos 40 anos sofre de glaucoma. Este é um problema sério que pode causar a cegueira. O glaucoma acontece quando o nervo que liga o olho ao cérebro é danificado, e muitas vezes está relacionado ao aumento da pressão do humor aquoso, que é o líquido que nutre a córnea e o cristalino.

O humor aquoso é continuamente drenado pelos dutos que ficam ao redor da parte interna do olho. Quando alguns desses canais ficam obstruídos, o líquido acumula e a pressão dentro do olho aumenta..

Tipos de glaucoma

Glaucoma congênito - este tipo de glaucoma está presente desde o nascimento, seja por uma má formação durante a gravidez ou por uma questão genética. Em geral, a criança nasce com os olhos embaçados e, com o passar do tempo, também lacrimeja bastante.

Glaucoma secundário - neste caso, a pressão nos olhos aumenta por causa de outros problemas, tais como: catarata avançada, traumas na região dos olhos, uso excessivo de medicamentos com corticoide ou após doenças inflamatórias oculares.

Glaucoma de ângulo aberto - é o tipo de glaucoma mais comum. Geralmente, os sinais e sintomas dele só são percebidos quando o dano no nervo óptico está muito avançado. Glaucoma de ângulo fechado - é um tipo raro. Pode causar sintomas como dores na cabeça e nos olhos.

Fatores de Risco

Alguns fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença não podem ser controlados, mas existem alguns que podem. Veja quais são fatores de risco do glaucoma:

Fatores não controláveis

Idade - pessoas acima dos 40 anos;

Etnia - pessoas negras, asiáticas ou hispânicas correm mais riscos de ter glaucoma;

Histórico familiar - pessoas com casos na família de glaucoma têm mais chances de desenvolver o problema;

Problemas de visão, como miopia de alto grau ou astigmatismo;

Problemas de saúde, como diabetes ou catarata avançada.

Fatores controláveis

Consumo excessivo de medicamentos com corticoide.

Prevenção

Existem algumas formas de prevenção do glaucoma ou da evolução do problema, por exemplo:

Acompanhamento com oftalmologista - ir ao oftalmologista, pelo menos uma vez por ano, e fazer todos os exames que ele pedir permite o diagnóstico precoce e aumenta as chances de controle da doença e evita o avanço do glaucoma.

Exercícios físicos - ajudam a reduzir a pressão ocular. Mas, antes de começar a praticar, consulte um médico para saber os mais indicados para você e se há alguma limitação.

Proteção dos olhos - algumas lesões na região dos olhos podem levar ao glaucoma, então é importante utilizar proteção quando em algumas atividades. Por exemplo, quando usar ferramentas que produzam partículas ou faíscas.

Colírios

O colírio é a forma mais comumente utilizada para o tratamento do glaucoma, que é controlado pelo uso diário e correto do medicamento.

Videos   

29 de abril de 2021

O que é Glaucoma?

Você sabe o que é o Glaucoma? O Glaucoma é uma doença progressiva que afeta o nervo que liga os olhos ao cérebro. Saiba mais sobre essa patologia e suas rotinas de cuidado!

4 de maio de 2021

Como preservar sua visão

Os nossos olhos são responsáveis pela nossa visão e com eles conseguimos mais do que enxergar, conseguimos vivenciar momentos e guardar historias, por isso é primordial uma rotina de cuidados com a visão. Confira dicas de como preservar esse sentido tão importante do nosso corpo.

25 de abril de 2021

Mitos e Verdades

O Glaucoma é uma doença cercada de mitos que podem interferir na sua prevenção. Entenda todos os mitos e verdades por trás dessa patologia.

21 de abril de 2021

Doença Silenciosa

O Glaucoma é uma doença que acomete a visão se desenvolve de maneira silenciosa e pode causar cegueira irreversível. Vem conhecer mais sobre essa patologia e de nossa campanha #deolhonoglaucoma

Referências

PP-PCU-BRA-0551/Maio-2021