Leitura

E agora? Psiquiatra ou psicólogo para tratar TAG?

Como você já viu aqui no blog , o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) caracteriza-se por ansiedade e preocupação excessivas e persistentes, que ocorrem na maioria dos dias dos últimos seis meses, com diversas situações ou atividades.

TAG é como uma constante expectativa apreensiva, em que temos grande dificuldade de controlar a preocupação. Além da preocupação, há também sintomas físicos, como inquietação, cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e dificuldades com o sono.

 A questão é: diante desse cenário, qual profissional procurar?

A resposta a essa pergunta está na intensidade dos sintomas. Se a ansiedade, a preocupação ou sintomas físicos estiverem causando grande sofrimento ou prejuízo à vida, seja no âmbito profissional, seja no âmbito pessoal, o interessante é buscar avaliação médica com um psiquiatra, que é o profissional responsável por diagnosticar questões relacionadas à saúde mental e, quando necessário, medicar. Esse profissional investigará se os sintomas apresentados não possuem relação com outras condições médicas, como hipertireoidismo, por exemplo, e poderá até pedir alguns exames. ¹

 Já a atuação do psicólogo se relaciona ao comportamento, podendo auxiliar com estratégias de enfrentamento e ampliando as margens de ação sobre o problema. Assim, a busca por esse profissional pode se dar quando a ansiedade ainda não gera um impacto tão significativo, ou como complemento de um tratamento mais profundo iniciado com o psiquiatra. ¹ 

REFERÊNCIA:

1 - American Psychiatric Association. DSM-5 - Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

 

Material para todos os públicos.
EFEX-2022-0067 - Junho/2022