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Isolamento social e sono: qualidade de vida ameaçada com a presença da pandemia

Como já conversamos por aqui, a pandemia tem afetado diversas áreas da vida das pessoas, gerando ansiedade, depressão e sintomas indesejados em razão do isolamento social Se Cuida - Blog - Distanciamento social, ansiedade e depressão: uma relação preocupante (programasecuida.com.br)

Com isso, pode-se dizer que a qualidade de vida foi diretamente impactada, afinal, se observou aumento dos casos de insônia, sonolência e indisposição.

A seguir, trazemos uma análise sobre esses fatores e algumas dicas sobre como você pode se cuidar e garantir mais bem-estar.

 

Mudança de rotina e impactos no sono

Uma coisa é clara: tudo o que está acontecendo causa grandes preocupações, inseguranças ou medos, já que se trata de um cenário incerto. Saiba que essas questões e a mudança da rotina em geral, afetam o funcionamento do organismo. O trabalho dentro de casa, a falta de interação social e outros fatores são capazes de mudar o corpo humano.

Além disso, outros aspectos também podem estar relacionados, como o mais uso de dispositivos eletrônicos, cochilos fora de hora e ganho de peso, que podem gerar transtornos respiratórios e atrapalhar o sono.

 

Todos podem apresentar insônia?

Infelizmente sim, mas há determinados grupos em que é mais predominante, como em indivíduos com ansiedade, depressão e outros transtornos, naqueles que já conviviam com a insônia antes da pandemia e em pessoas em luto.

O que fazer para melhorá-la?

Separamos algumas dicas importantes a você:

  • Converse com um profissional de saúde e, se necessário, realize exames;
  • Mantenha uma rotina mais regrada, evitando cochilar durante o dia;
  • Realize exercícios físicos, mesmo que dentro de casa;
  • Não permaneça de pijama o dia todo e, ao dormir, evitar luzes fortes.

 

Em caso de insônia, tome cuidado. É um problema que parece simples, mas que pode predispor qualquer pessoa a apresentar outros sintomas, como depressão, alterações cognitivas, metabólicas, imunológicas e pressão arterial.1

Deseja conferir outras dicas? Confira o "Guia de Saúde Mental Pós-Pandemia no Brasil", produzido pela Pfizer em parceria com a Upjohn e o Instituto de Ciências Integradas.

Qualquer dúvida, não hesite em buscar por um especialista. Se cuida!

 

Referência bibliográfica: 1. Besedovsky L, Lange T, Haack M. The sleep-immune crosstalk in health and disease. Physiol Rev. 2019 Mar 27;99(3):1325-80. doi:10.1152/physrev.00010.2018.

 

PP-ZOL-BRA-0129 - Maio/2021