Leitura

Fibromialgia tem cura? Tudo sobre o tratamento.

Quem já acompanha o blog Se Cuida, sabe que a resposta para essa pergunta é: infelizmente não, pois a fibromialgia é uma doença crônica, ou seja, seu tratamento visa apenas amenizar os sintomas, já que a medicina ainda não conseguiu uma solução definitiva. Se você está chegando agora, não se preocupe. Ao clicar aqui, você poderá ler nosso outro post explicando o fundamental sobre a fibromialgia.

 

Neste texto vamos focar no tratamento, trazendo as principais formas de terapia para reduzir o impacto dessa síndrome. A abordagem é feita em duas vias paralelas, a medicamentosa e a não medicamentosa.

 

Tratamentos não medicamentosos

Como já falamos aqui no blog , a adoção de bons hábitos é fundamental para diversas doenças, e com a fibromialgia não é diferente. Mudanças que fazem bem para a vida de qualquer pessoa são ainda mais necessárias para esses pacientes.

 

Sono : quanto mais regulado e regrado for o descanso, melhor será o dia seguinte, com mais disposição e menos cansaço.

 

Exercícios : pode parecer contraintuitivo, mas atividade física praticada na medida certa ajuda a prevenir as crises de dor. Nesta linha, a fisioterapia também pode ser de grande ajuda.

 

Nutrição : alimentos como carnes magras, peixes, mel, iogurte, nozes e açaí, entre outros, são fontes de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, trazendo sensação de bem-estar e alívio da dor.

 

Psicoterapia : como dissemos no post anterior , cerca de 50% dos pacientes com fibromialgia podem sofrer com depressão e, nesses casos, a ajuda de um especialista pode ser fundamental para equilibrar o aspecto mental.

 

Tratamentos medicamentosos

Analgésicos comuns isolados não costumam surtir o efeito necessário contra as dores da fibromialgia. Os especialistas familiarizados com a doença combinam relaxantes musculares com antidepressivos e neuromoduladores, mas, ao contrário do que se pode imaginar, essa medida não visa associar a fibromialgia com a depressão, mas sim aproveitar a inibição da dor que esses medicamentos também apresentam. Para saber o tratamento ideal para você, procure um especialista!

 

Nesses posts sobre fibromialgia, trouxemos alguns pontos importantes sobre a doença, do básico, passando pelos principais sintomas e diagnóstico, até o tratamento, com as combinações mais eficazes, mas ainda tem muito mais por vir. Se você conhece alguém com essa doença, compartilhe e ajuda a levar conhecimento e alívio adiante. Caso você tenha fibromialgia, esse caminho de tratamento pode fazer diferença na sua vida. Não se esqueça: procure um especialista e se cuida!

 

Referências

Sociedade Brasileira de Reumatologia

https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/tratamento-da-fibromialgia/

Acesso em: 30 nov 2020.

 

Site Minha Vida - Fibromialgia

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/fibromialgia

Acesso em: 30 nov 2020.

 

Hosp. Sírio Libanês - Entenda Tudo Sobre a Mialgia

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Entenda-tudo-sobre-Fibromialgia.aspx

Acesso em: 30 nov 2020.

 

PP-ZOL-BRA-0089 - jan/2021