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Descubra o que fazer durante uma crise de ansiedade

A ansiedade é uma resposta que o corpo humano tem para lidar com condições adversas que podem o colocar em algum tipo de perigo. Sendo assim, ela é natural. O problema se dá quando existe um estado de ansiedade e angústia constante, sem alguma ameaça aparente.¹

As sensações físicas que ela desencadeia ocorrem instantaneamente, demorando apenas alguns segundos para que o seu córtex veja a situação como uma terrível ameaça. Após perceber que não há perigo real, o sistema nervoso começa a relaxar e se acalmar. O real problema da ansiedade começa quando ela passa a atrapalhar as atividades cotidianas de um indivíduo.³

 

Como ocorre e quais são os principais sintomas da crise de ansiedade?

 

A crise de ansiedade surge, muitas vezes, subitamente, como se fosse um ataque de pânico, ou gradualmente, manifestando alguns sintomas ao longo das horas ou até mesmo por dias.

Com medo de desencadear novas crises, a pessoa pode deixar de sair, se afastar dos seus familiares e amigos e se isolar, na tentativa de que, assim, nenhuma crise de ansiedade volte a acontecer. 4

Para identificar se você está sofrendo ou não de crise de ansiedade você deve procurar um médico, mas vale ficar atento a alguns dos principais sintomas: ²,5

 

- Palpitação, desconforto ou sensação de aperto no peito;

- Pulsação e respiração aceleradas;

- Sensação de falta de ar ou sufocamento, como se tivesse um nó na garganta;

- Mal estar intenso ou desmaio;

- Suor;

- Tremores;

 Formigamentos;

 Náuseas e vômito;

- Calafrios;

 Medo intenso de enlouquecer, perder o controle e até mesmo de morrer.

A manifestação dos sintomas da crise de ansiedade acontecem de forma inesperada ou após uma sensação de medo de que algo possa acontecer, como desespero pelo simples fato de estar em um lugar com muitas pessoas ou até por atravessar uma rua. ²,5

 

Saiba como agir durante uma crise de ansiedade

 

A boa notícia é que a crise de ansiedade pode ser controlada. Para isso, você precisa realmente se concentrar e estar disposto a se ajudar. Também pode ser importante contar com alguém nesses momentos, mas esse não é um requisito. Conheça algumas formas de agir e de controlar uma crise de ansiedade: ³,4

Desvie a sua atenção dos sintomas e se distraia

Quem já sofreu com crises de ansiedade, pode conseguir identificar quando a próxima está por vir. Nesse momento, entram em pânico e acabam piorando a situação. ³,4

Por isso, a primeira coisa a se fazer é não pensar nos sintomas e se distrair. Você pode focar em desenhar, em uma música ou até mesmo no controle da sua respiração e dos seus batimentos cardíacos. ³,4

 

Controle a sua respiração

Quando a crise começar a aparecer, concentre-se em não deixar a sua respiração ficar rápida e ofegante para evitar a hiperventilação e a pouca oxigenação do cérebro. ³,4

Você pode inspirar por alguns segundos, prender a respiração até o quanto você aguentar e expirar, até que você se sinta mais calmo. No começo, pode parecer que vai piorar, mas após repetir por umas 5 vezes, você verá que isso te deixará mais relaxado e calmo. ³,4

 

 Use a sua imaginação

A visualização guiada é excelente para essa situação, basta se imaginar em um lugar bem tranquilo, como em um campo bem florido e com muitos pássaros cantando, uma cachoeira e o barulho da água caindo nas pedras, por exemplo.³,4

Enfrentar uma crise de ansiedade não é fácil, mas, felizmente, já contamos com inúmeros tratamentos para combatê-la. Clique aqui e leia mais sobre este assunto.³,4

 

Material para todos os públicos.
EFEX-2022-0039-junho/2022

 

 

Referências:

1 - Thaís Sabino. Saiba quais são as reações do corpo em situações de risco. Terra.2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/saiba-quais-sao-as-reacoes-do-corpo-em-situacoes-de-risco,5b198c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html Acesso em: 01/06. 

2- Equipe de redação. Transtorno de Ansiedade Generalizada: os sinais que não deve ignorar. Atlas da saúde. 2019. Disponível em: https://www.atlasdasaude.pt/artigos/transtorno-de-ansiedade-generalizada-os-sinais-que-nao-deve-ignorar. Acesso em: 25 mar 2022.

3- Equipe Sbie. Ansiedade: saiba como o transtorno é desenvolvido. 6 de novembro, 2017. SBIE. Disponível em: https://www.sbie.com.br/blog/ansiedade-saiba-como-o-transtorno-e-desenvolvido/. Acesso em: 06 abr 2022.

4- Equipe Sbie. ANSIEDADE: Entenda os bastidores das causas e o que fazer. 28 set 2020. Disponível em: https://www.sbie.com.br/blog/ansiedade-entenda-os-bastidores-das-causas-e-o-que-fazer/. Acesso em: 07 abr 2022.