Leitura

Depressão tem cura?

Quando o diagnóstico de depressão é realizado, é normal se sentir assustado e com muitas dúvidas sobre o seu futuro. Uma das mais comuns é: depressão tem cura? Nesse texto, vamos falar sobre isso e sobre como o tratamento pode fazer a diferença na sua qualidade de vida e bem-estar.

Depressão: uma doença crônica

Você já deve ter ouvido falar no termo doença crônica, que se refere a uma condição que avança de maneira lenta e tem longa duração, podendo acompanhar o paciente durante toda a vida. Alguns exemplos comuns de doenças crônicas são o diabetes, asma e hipertensão.

A depressão também é uma doença crônica. Isso quer dizer que não é possível afirmar que existe uma cura, entretanto é possível manter os sintomas sob controle a partir de um tratamento adequado.

Qual é esse tratamento?

A escolha do tratamento pode variar para cada caso e vai depender do resultado da avaliação do médico. Existem várias medicações antidepressivas e psicoterapias que podem ser usadas para tratar transtornos depressivos, dependendo da intensidade.

Uma depressão mais moderada é possível tratar apenas com a psicoterapia, pessoas com intensidade moderada ou grave podem se beneficiar mais com o uso de antidepressivo. Muitos também se dão bem com um tratamento combinado: a medicação traz um alívio relativamente rápido dos sintomas e a psicoterapia ajuda a lidar melhor com algumas questões, inclusive, a depressão.

Já falamos aqui no blog sobre os sinais da depressão. Se você ou alguém próximo estiver passando por isso, não deixe de procurar ajuda. É possível tratar a depressão, aliviar os sintomas e diminuir a gravidade da sua condição.

O acompanhamento de um médico também é extremamente importante nessa caminhada. Nunca comece ou pare de tomar os medicamentos antidepressivos sem consultar o médico. Existem maneiras de seguras de fazer isso e garantir uma qualidade de vida melhor e mais positiva.

Referências:

Sociedade Brasileira De Medicina De Família E Comunidade. Disponível em: https://www.sbmfc.org.br/depressao/. Acesso em 17/06/2020

Associação Brasileira de Psiquiatria. Disponível em: http://www.abpcomunidade.org.br/site/?page_id=93. Acesso em 17/06/2020

PP-PCU-BRA-0307/ dezembro 2020