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Como lidar com a ansiedade com o tempo passando cada vez mais rápido.

A sensação de que o tempo está passando cada dia mais rápido é algo que vem incomodando muitas pessoas, causando ansiedade pela falta de tempo e pelo planejamento do futuro. Mas, apesar disso, essa é apenas uma sensação psicológica.1

Não existem comprovações físicas sobre esse passar acelerado do tempo, ele continua sendo igual para todo mundo.1

A rotina pode estar impactando consideravelmente o "tempo" disponível e causar essa sensação no indivíduo, por isso que trouxemos esse texto.

 

Como cada pessoa lida com o passar acelerado do tempo?

Cada pessoa pode ter uma sensação diferente com a passagem do tempo. Uma criança, por exemplo, pode achar que o tempo passa extremamente devagar até chegar a hora de ir ao parque brincar. Enquanto um adulto, com uma rotina muito atarefada, tem a sensação de que o tempo passou rápido demais e já é hora de se preparar o dia seguinte.1

A faixa etária e o acesso à tecnologia estão diretamente relacionados com a falta de tempo. O mundo tecnológico acelerou muitos processos e encurtou a distância de muitas funções, fazendo com que a pessoa se torne "multitarefas" e resolva mais situações em pouco tempo.1

Aceitar muitos compromissos sociais faz com que você abra mão do descanso necessário e do ritmo natural das coisas, causando ansiedade e estresse.1

A preocupação em planejar o futuro mais do que viver o presente é notada dentro dos consultórios de psicologia. Desacelerar o ritmo, aprender a dizer não, dividir tarefas com os outros, ser menos autocrítico e recusar convites são algumas das medidas indicadas para evitar a ansiedade.1

O estresse excessivo causado pela rotina e pela falta de tempo pode causar:

  • Falta de concentração;
  • Irritabilidade;
  • Problemas pessoais;
  • Falta de tempo dedicado à família.

 

Dicas para aliviar o estresse

Evitar o estresse é sempre muito importante para ter uma rotina mais tranquila e melhorar a qualidade de vida. Por isso, separamos algumas dicas:2

 

Autocuidado

Identificar momentos em que dar uma pausa é necessário também é uma forma de autocuidado. Priorizar seus hobbies, praticar meditação e ter boas noites de sono também são fundamentais para amenizar os efeitos da ansiedade e promover o equilíbrio entre corpo e mente.2

Para te auxiliar em novas práticas, compartilhamos com você a nossa meditação guiada. Clique aqui para ver o vídeo.

 

Ponha os pés no chão

Esteja consciente de seus pensamentos e sentimentos. E, principalmente, não exija perfeição! Estabelecendo pequenas metas e dando um passo de cada vez, você aprende a valorizar seus pequenos avanços.3

 

Bons hábitos

Evite bebidas e alimentos com cafeína, açúcar, estimulantes e industrializados, já que podem se tornar um gatilho para mais para a sua ansiedade, ativando em excesso seu sistema nervoso. Encaixar exercícios físicos na sua rotina também é indispensável para auxiliar na regulação das emoções.2

 

Técnicas para controlar a ansiedade

Entender os momentos ansiosos e aplicar técnicas que possam ajudar a controlá-la é extremamente importante para os seus dias. Separamos algumas delas para te auxiliar:4

 

Lugar relaxante

Feche os olhos e mentalize o seu lugar favorito, ou o lugar dos sonhos, desde que ele te traga sensação de relaxamento e respire usando a próxima técnica.4

 

Respiração diafragmática

Essa é uma técnica importante para momentos de ansiedade e de insônia.

  1. Sente-se bem relaxado e com as mãos sobre a barriga;
  2. Inspire pelo nariz contando até 4;
  3. Segure contanto até 2;
  4. Solte contando até 6;
  5. Repita o processo quantas vezes precisar.

Com essas dicas você consegue controlar a ansiedade e o estresse um pouco melhor. Contribuindo com o alívio da sensação de que o tempo está passando de forma acelerada. Por isso, coloque essas técnicas em prática e repita sempre que achar necessário.

Também é importante conversar com um profissional de saúde especializado e receber apoio psicológico da forma correta.

Com o Se Cuida, você recebe dicas e informações que ajudam no dia a dia e auxiliam na sua saúde, mas isso não substitui acompanhamento médico. Procure o seu!

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Referências:

1.      AMAZONAS GOVERNO DO ESTADO. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Sensação de que o tempo passa cada vez mais rápido provoca ansiedade. 29 dez. 2014. Disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/sensacao-de-que-o-tempo-passa-cada-vez-mais-rapido-provoca-ansiedade/. Acesso em: 6 mar. 2024.

2.      Mayo Clinic Health System. Anxiety types and self-care tips. 16 mar. 2022. Disponível em: https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/overwhelmed-by-anxiety. Acesso em: 9 mai. 2024.

3.      Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS/OMS. Em tempos de estresse, faça o que importa. 1 mai. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/documentos/em-tempos-estresse-faca-que-importa-em-tempos-estresse-um-guia-ilustrado. Acesso em: 9 mai. 2024.

4.      MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ. 5 ações diárias para reduzir a ansiedade. 2020. Disponível em: https://www.mppi.mp.br/internet/wp-content/uploads/2020/08/1-Ebook-MPPI_Guia-pratico-para-controlar-a-ansiedade-1.pdf. Acesso em: 6 mar. 2024.

 

Material destinado a todos os públicos.

BR-NON-2024-00029 - Maio/2024