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Como controlar e desafiar pensamentos negativos?

Ao receber um diagnóstico de doença crônica, é comum que o copo, ao invés de meio cheio, fique meio vazio, não é?

Pensamentos negativos podem aparecer em qualquer momento difícil da nossa vida e acabar prejudicando a nossa vontade de superar os obstáculos.

Além do mais, os pensamentos negativos podem levar a estresse, dificuldades em manter o tratamento, fobias, medo, transtornos de personalidade e muito mais. 1

Queremos ajudar você nessa jornada para controlar os pensamentos negativos da melhor maneira possível.

Como controlar os pensamentos negativos?

Todos nós temos uma mente que "fala" e nem sempre ouvir a mente é a melhor opção. Pessoas com pensamentos negativos, ansiedade ou depressão normalmente acabam sendo pessimistas, ficam com medo do futuro e preocupadas com tudo. 2, 3

Existem maneiras de controlar os pensamentos negativos e talvez algumas delas possam ajudar você.

Pause um momento

Quando sentir o pensamento negativo chegando, sentir a ansiedade ou até o estresse, PAUSE. Tente se concentrar e observar as coisas ao se redor para que isso não te domine e você consiga mandar esses pensamentos e sensações embora. 1

Exercite-se ou medite

Sua saúde mental depende da sua saúde física e vice-versa. São aliados na jornada de um corpo saudável e do bem-estar. Exercícios físicos e/ou meditação são muito importantes para acalmar e desligar a mente, ajudando com os pensamentos negativos. 3

Lembre-se dos seus propósitos e veja o lado bom das coisas

É importante lembrar dos propósitos que você tem para a vida, por mais simples que eles sejam. Lembrar que o seu cachorro precisa de você, que a sua família está ali, que você quer terminar de assistir aquela série que tanto ama, quer viajar para outro estado e qualquer outro propósito que venha na sua cabeça. Lembre-se sempre que você pode cumpri-los. 3

Além disso, nunca se esqueça de enxergar o lado meio cheio do copo, as coisas boas e positivas que acontecem todos os dias e as pessoas que você tem ao seu lado para ajudar a superar cada obstáculo. 2, 3

Busque terapia

Entender que precisa de ajuda profissional nem sempre é fácil, mas se você perceber que pensa tanto no seu futuro, nos problemas, nas coisas que podem dar errado durante o tratamento e esquecer de viver o seu presente, vá atrás de ajuda médica. 3

Nem sempre é possível lidar sozinho com tudo e também não é necessário. A terapia é uma grande aliada para ajudar, não só com os pensamentos negativos, mas também sua saúde mental como um todo. Não hesite em procurar um profissional. 3

Como trabalhar os pensamentos positivos?

Os pensamentos positivos trazem muitos benefícios para a saúde, por isso, trabalhá-los pode ser desafiador, mas é necessário e importante.

Eles ajudam a aumentar sua vida útil, diminuem as taxas de depressão, abaixam a sensação de angústia e dor, deixam o seu corpo mais resistente a doenças, melhoram o seu bem-estar, a saúde cardiovascular e, principalmente, ajudam a enfrentar melhor as dificuldades e momentos complicados. 4

Ser uma pessoa mais positiva não acontece da noite para o dia, mas pode ser trabalhado com o tempo, melhorando o seu otimismo e a autoaceitação. 4

·         Entenda seus pensamentos e tente mudá-los de rumo assim que surgir algo negativo; 4

·         Esteja aberto a brincadeiras, risadas e diversão; 4

·         Cerque-se de pessoas positivas; 4

·         Tenha conversas mais positivas independente do assunto; 4

·         Procure pelo menos um lado bom em cada coisa. 4

Não é fácil, mas pode funcionar com a prática. Seu tratamento se desenvolve muito melhor e você se sente bem quando pensa com mais otimismo na sua vida.

Para saber mais sobre a fibromialgia e cuidados importantes para o seu tratamento, acesse os nossos outros materiais.

 

Material para todos os públicos.
LYR-2022-1462 - julho/2022

 

Referências

1.       GALVEZ-SÁNCHEZ, Carmen M; DUSCHEK, Stefan; DEL PASO, Gustavo A R. Impacto psicológico da fibromialgia: perspectivas atuais. National Library of Medicine, 13 fev. 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6386210/. Acesso em: 7 jul. 2022.

2.       MC LEAN HARVARD MEDICAL SCHOOL AFFILIATE. 4 maneiras de parar o pensamento negativo: Ter uma voz crítica é útil - saber como bloqueá-la é ainda mais útil. 14 set. 2021. Disponível em: https://www.mcleanhospital.org/essential/negative-thinking. Acesso em: 14 jul. 2022.

3.       ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS. 6 maneiras de treinar seu cérebro para lidar com a ansiedade: Mal afeta cerca de 13 milhões de brasileiros. Disponível em: https://www.apcd.org.br/index.php/pagina/historia. Acesso em: 14 jul. 2022.

4.       MAYO CLINIC. Pensamento positivo: Pare a conversa interna negativa para reduzir o estresse: Mal afeta cerca de 13 milhões de brasileiros. 3 fev. 2022. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/positive-thinking/art-20043950. Acesso em: 14 jul. 2022