Leitura

Cirurgia de glaucoma: quem pode fazer?

O tratamento de glaucoma tem o objetivo de evitar o avanço da lesão do nervo óptico e a perda da visão, mantendo a qualidade de vida. Depois do diagnóstico, o tratamento pode ser feito por meio de medicamentos ou por meio de cirurgia. É muito comum que os pacientes fiquem em dúvida se seu caso é cirúrgico ou não. Se você ou alguém próximo está se questionando se pode fazer a cirurgia de glaucoma, fique ligado nesse texto!

Para quem a cirurgia de glaucoma é indicada?

O tratamento do glaucoma objetiva o controle da pressão intraocular para controlar o avanço da doença. O procedimento cirúrgico é indicado para os casos em que a pressão intraocular não é controlada adequadamente com o uso de medicamentos. As opções de cirurgia são com laser ou a forma tradicional.

A cirurgia de glaucoma dói?

Não, pois é aplicada anestesia. No pós-operatório, pode ser que você sinta desconforto, com sensação de olho seco ou como se tivesse um pequeno grão de areia nos olhos.

Quais são os riscos?

Como em qualquer cirurgia, podem ocorrer complicações, que dependem de acordo com a gravidade do glaucoma. Porém, os riscos são muito baixos em comparação aos benefícios. O glaucoma é uma doença crítica que, se não tratada ou operada, leva à cegueira total e definitiva.

E depois da cirurgia de glaucoma?

Após o procedimento, é preciso ter cuidados básicos de higiene e usar colírios, conforme orientação do médico, por aproximadamente 30 dias, dependendo do método utilizado.

É importante lembrar que só um médico especialista poderá avaliar se um caso é ou não cirúrgico. Mesmo após uma cirurgia de glaucoma bem-sucedida, o acompanhamento recorrente deve continuar sendo feito permanentemente para que o avanço da doença continue sendo evitado.

Referências:

Hospital de Olhos - "Cirurgia de Glaucoma". Disponível em: https://www.hospitalholhos.com.br/cirurgia/cirurgia-de-glaucoma/. Acesso em 17/06/2020

Revista Veja Bem ed.13, ano 05 (2017). Disponível em: http://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_13.pdf. Acesso em 17/06/2020

Revista Veja Bem ed.19, ano 07 (2019). Disponível em: http://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_19.pdf. Acesso em 17/06/2020

PP-PCU-BRA-0307/ dezembro 2020