Leitura

Chás e sucos para reduzir colesterol: será que funciona?

Quando somos diagnosticados com alguma comorbidade ou sentimos aquela dorzinha, sempre aparece uma receita de família ou dica na internet para te influenciar a tomar um chá, um suco ou outra solução para sarar a dor. Antes de mais nada, você precisa conversar com o seu médico antes de adotar alguma comida ou bebida na sua dieta. Afinal, essas receitas raramente têm alguma comprovação científica de que são mesmo eficazes.

Sempre leve para o seu médico o que tem em mente, quais são os alimentos que você quer acrescentar ou retirar da sua dieta. É ele quem vai te ajudar neste processo e explicar benefícios e malefícios de cada um dos alimentos. Então, vamos entender um pouco mais sobre algumas receitas famosas para abaixar o colesterol e como eles podem afetar o seu tratamento, tanto para o bem quanto para o mal.


Sucos ajudam a baixar o colesterol?

Sucos de fruta, normalmente, são ótimas fontes de vitaminas, mas será que funciona para baixar o colesterol? O suco de limão, por exemplo, tem alguns benefícios a saúde por conta dos altos níveis de flavonoides e vitamina C encontrados nele [1].

Um estudo publicado na revista Nutrients descobriu que indivíduos com altos níveis de vitamina C na corrente sanguínea tinham níveis mais baixos de triglicerídeos e colesterol do que aqueles com deficiência de vitamina C [1].

Mas isso não significa que o suco de limão ou de qualquer outra fruta com vitamina C é recomendada para o seu tratamento [2], então vale a pena conversar com o seu médico sobre o assunto. Qualquer consumo não recomendado pode causar efeitos colaterais perigosos quando interage com certos medicamentos prescritos, como o anticoagulante e os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA). Portanto, não comece a tomar sem indicação [2].


Leia também: Mitos e verdades sobre o colesterol que você precisa saber


Chás ajudam a baixar o colesterol?

Os chás de ervas também podem interferir em medicamentos prescritos e sem receita. Você também pode experimentar reações medicamentosas com base nos ingredientes do chá de ervas [3]. Entre os medicamentos estão [3]:

  • anticoagulantes;
  • medicamentos para hipertensão;
  • insulina;
  • anti-inflamatórios;
  • anticonvulsivantes;
  • aspirina.


Os chás tradicionais e alguns chás de ervas contêm antioxidantes. Algumas pesquisas indicam que os antioxidantes encontrados no chá podem ajudar a reduzir o colesterol, mas, ainda assim, não é recomendado [3].

Converse com seu médico sobre sua saúde física geral para ver como o chá pode afetar seus níveis de colesterol positiva e negativamente. As ervas usadas no chá podem ter interações complexas com seu corpo e podem conter produtos químicos que você não conhece, causando problemas futuros [3].


Não posso tomar chás e sucos?

Essa é a uma pergunta que fica no ar e a resposta é sim. Você pode, mas não focando em baixar as taxas do seu colesterol. Quando falamos de uma doença crônica, ela não tem cura e precisa ser tratado para o resto da vida. O uso de medicamentos - se necessário - e de hábitos saudáveis deve sempre fazer parte da sua rotina.

Como já dito antes, não aconselhamos o uso de chás e sucos para baixar as taxas de colesterol, assim como ele pode gerar benefícios, ele também pode gerar efeitos colaterais e reações negativas para você. Entretanto, isso não impede você de tomar um chá à tarde ou um copo de suco de laranja refrescante de vez em quando.


Lei também: Colesterol alto


Sempre converse com o seu médico sobre os chás e sucos que você ouviu falar, ele vai explicar para você se funciona ou não, se tem pontos positivos e, principalmente, se tem pontos negativos para o seu caso.

Para ajudar você a manter seu tratamento e hábitos saudáveis, o Programa Se Cuida prepara sempre os melhores conteúdos, com dicas e informações importantes para você. Lembre-se: cada caso é único e o tratamento é feito de maneira específica.

É essencial agendar suas consultas médicas periodicamente para manter sua saúde em dia. Para mais conteúdos importantes, acesse o Blog da Saúde e saiba mais.


Referencias:

1.     https://healthyeating.sfgate.com/can-lemon-juice-reduce-cholesterol-9266.html

2.     https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/high-blood-cholesterol/expert-answers/pomegranate-juice/faq-20058560

3.     https://www.healthline.com/health/high-cholesterol/herbal-tea#takeaway

 

PP-PCU-BRA-0841-OUT/2021