Leitura

Ansiedade: cinco hábitos que ajudam a prevenir crises

Lembra quando falamos um pouco sobre o transtorno de ansiedade generalizada? Você deve estar se perguntando: "Bem, isso parece sério, tem como prevenir uma crise de ansiedade?".

 

A resposta é sim, mas é bom que fique claro: assim como construímos hábitos que nos levam a uma espiral de preocupações que evolui para a ansiedade e, eventualmente, para a TAG, a prevenção também requer a criação de hábitos saudáveis que ajudem a manter o equilíbrio mental.

 

Vamos a eles?

1.        Exercícios físicos

  •  Produzem endorfina e serotonina, substâncias que provocam relaxamento e sensação de bem-estar. E não, não precisa ser um "rato de academia" para ter uma mente equilibrada: opções as mais simples, como caminhada diária, até as mais criativas, como aulas de danças, luta ou futebol com os amigos, produzem o mesmo efeito.


2.        Alimentação

  • Equilíbrio na nutrição também ajuda a evitar ataques de ansiedade. Leite, ovos, carnes, peixe e banana possuem triptofano, um aminoácido que alivia a ansiedade, além de serem alimentos naturais, fazendo bem também para o corpo.



3.        Descanso

  • Já está provado (e nós já falamos sobre isso) que hábitos de sono ruins estão diretamente ligados ao surgimento de ansiedade, e até de depressão. Organize-se e dê-se o benefício de 8 horas de sono diárias.



4.        Autoconhecimento

  • É importante se autoavaliar e descobrir as situações que servem como gatilhos para crises, evitando que aconteçam. Para esse fim, a terapia pode ser uma boa aliada.



5.        Meditação

  • A ciência comprova os benefícios para a saúde não apenas mental, mas também física. Existem diversas técnicas e certamente tem uma que combina com você.


A gente sabe que parece muita coisa, mas não precisa ficar ansioso! Os hábitos devem ser construídos devagar, com paciência e consistência, para alcançar resultados duradouros. Por qual deles você vai começar? Escolha um e se cuida!

Quer se aprofundar ainda mais sobre uma alimentação que o ajudará a relaxar? Clica no PDF !

 

 

Referências

Site Minha Vida

Deus PRG. Ansiedade: o que é, como são e como controlar uma crise, 25 sintomas, tratamento. Minha Vida. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/ansiedade. Acesso em: 27 nov 2020.

 

Blog Psicologia Viva

Beck F. Como o exercício reduz a ansiedade e que efeitos o sentimento tem no treino. UOL Viva Bem. Acesso em: 27 nov 2020.

https://blog.psicologiaviva.com.br/crise-de-ansiedade/

Acessado em 27/11/2020

 

UOL Viva Bem

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/09/04/como-o-exercicio-reduz-a-ansiedade-e-que-efeitos-o-sentimento-tem-no-treino.htm

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/09/08/meditacao-e-ansiedade-veja-os-beneficios-e-como-fazer.htm Acessado em 27/11/2020

 

PP-ZOL-BRA-0097 - mai/2021