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5 exercícios físicos que ajudam a relaxar o corpo e a mente

5 exercícios físicos que ajudam a relaxar o corpo e a mente

Como se não bastassem os sintomas mentais causados pelo Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), muitas das pessoas que convivem com o problema ainda precisam lidar com sintomas físicos, como tensão muscular, cansaço e outros.

Diante disso, além do acompanhamento de um especialista, é muito interessante também inserir na rotina exercícios físicos que ajudem a relaxar o corpo e a mente, afinal, toda atividade física reduz o nível de estresse e tensão do organismo, liberando substâncias importantes ao corpo, como serotonina e endorfina: os hormônios do bem-estar.

Por isso, reunimos 5 atividades repletas de benefícios que trarão mais qualidade de vida ao seu dia a dia.

 

1. Atividades aeróbicas

Seja um esporte como futebol, natação, vôlei, ou até uma dança, as atividades aeróbicas são muito indicadas não só pelo seu alto gasto calórico, mas também por exigirem concentração e ajudarem a elevar as funções cognitivas. Caso você queira fazer esses exercícios em casa, também é possível. Existem muitos vídeos na internet com aulas de zumba, aeróbicas intensas e muitas outras, sem precisar de aparelhos.

 

2. Yoga

Sua coluna e sua mente agradecerão essa atividade, já que a yoga ajuda nos dois aspectos ao mesmo tempo. Ao realizar os posicionamentos deste exercício, há uma melhora na postura, diminuindo as tensões do corpo, muito comuns no TAG. Além disso, ainda reduz a insônia, nervosismo, ansiedade e outros problemas. Para começar, o primeiro passo é buscar por um especialista e, mesmo que você não possa ir até um estúdio que proporciona essas aulas, muitas já são realizadas on-line e com acompanhamento de professores.

 

3. Corrida

Este exercício físico é muito indicado, especialmente por ajudar a liberar endorfina, um dos hormônios que citamos anteriormente. Praticar corrida ajuda a fortalecer a mente, combater o estresse e dormir melhor. É uma atividade que exige esforço e determinação.

Antes de iniciar, converse com o um médico sobre o exercício e, se possível, adquira um bom calçado para minimizar os impactos. Outra dica importante: lembre-se sempre de se hidratar! 

 

4. Tai Chi Chuan

O tai chi chuan é uma arte marcial diferente dos exercícios mais comuns buscados nas academias, mas traz benefícios importantes, em especial para a mente. Trata-se de uma atividade que alivia o estresse que a rotina pode proporcionar em uma "meditação em movimento", podendo ser realizada por qualquer pessoa, de qualquer idade, sendo muito indicada aos idosos.

Há muitos espaços de tai chi chuan no Brasil e, em alguns parques e praças, acontecem aulas gratuitas. Vale a pena conferir.

 

5. Alongamento

Por ser uma atividade simples e diária, o alongamento pode ser feito em qualquer lugar e ajuda muito a relaxar a mente e corpo, já que exige uma boa dose de respiração e traz um importante alívio do estresse. O exercício acalma e diminui a rigidez muscular. Existem aulas na internet de alongamento, com guias que dão suporte para que seja possível realizar os movimentos necessários. Nas academias, também é possível encontrar aulas com essa atividade.

Fique de olho: o ideal é que cada movimento dure de 15 a 45 segundos.

 

Não sabe por onde começar? Selecionamos a você algumas atividades que ajudarão a definir a sua percepção de esforço e cuidado com o corpo. Confira no PDF!

Lembre-se sempre de conversar com um especialista antes de iniciar qualquer exercício, tá bom? Se cuida!

 

Fontes:

Aguiar ZA. Quais os melhores exercícios para aliviar o estresse? Viva Bem. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/listas/quais-os-melhores-exercicios-para-aliviar-o-estresse.htm. Acesse em: 26 abr 2021.

Exercícios físicos que ajudam a aliviar a mente. SBIE. Disponível em: https://www.sbie.com.br/blog/exercicios-fisicos-que-ajudam-a-aliviar-a-mente/. Acesso em: 26 abr 2021.

 

PP-ZOL-BRA-0116 - Março/2021