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Dicas para deixar pratos do dia a dia mais saudáveis

Você costuma prestar atenção nos ingredientes que coloca no prato todos os dias? Pode ser uma tarefa desafiadora, mas observar com mais cuidado e evitar alguns alimentos é fundamental para quem tem colesterol alto.

Algumas substituições e inclusões na sua alimentação podem ser uma ótima solução para deixar os pratos do dia a dia mais saudáveis. Foi pensando nisso que trouxemos dicas.

 

O que caracteriza uma alimentação saudável?

Ela é composta por uma dieta balanceada e com diversidade de frutas, legumes e verduras. Além disso, é necessária uma certa organização para que você consiga seguir a alimentação sempre que possível e com mais agilidade.1, 2

Uma alimentação saudável não precisa ser cara, pois se baseia em alimentos in natura, como legumes, verduras e frutas. É comum vincularmos a alimentação saudável ao consumo de alimentos industrializados especiais, principalmente por causa da internet, mas não precisa ser assim.1

Aproveite a variedade de alimentos e combinações coloridas que você pode fazer no prato, absorvendo diversos nutrientes para seu organismo, evitando a monotonia alimentar.1

 

Dicas para deixar os pratos mais saudáveis

Para te ajudar no dia a dia, trouxemos várias dicas para implementar na rotina.

 

Aumente a ingestão de frutas e vegetais

Os vegetais frescos podem ser um desafio, mas é possível escolher entre várias opções, especialmente por fornecerem vários nutrientes e vitaminas diferentes.2

 

Produtos frescos

Além de consumi-los frescos, como: frutas, verduras e legumes, também podem ser congelados, mantendo a maioria de seus nutrientes e sabor. Usar legumes frescos para cozinhar grandes lotes de sopas, ensopados ou outros pratos fará com que durem mais e proporcionará opções de refeições por alguns dias.2

Uma dica importante para o congelamento de legumes é o método de branqueamento: basta colocar o legume, já limpo e higienizado, em água fervente por cerca de 2 a 3 minutos e, depois de escorrer, colocar em recipiente com gelo para esfriar e parar o cozimento.2

As frutas também podem ser congeladas, basta higienizá-las e armazená-las já picadas em recipiente.2

 

Monte um estoque de lanches saudáveis

Para evitar comer doces ou salgadinhos, opte por opções mais saudáveis, como frutas frescas picadas ou secas, ovos cozidos, biscoitos ou bolos caseiros, queijo, iogurte natural e outras opções saudáveis e nutritivas que você pode deixar pronta.2

 

Torne o preparo algo divertido na rotina

Cozinhar é uma das melhores formas de implementar a rotina saudável e até mesmo fortalecer os laços familiares e se divertir. Tente, tanto quanto possível, manter os horários das refeições fixos e em família. Tais estruturas e rotina podem ajudar a reduzir a ansiedade.2

Colocar essas dicas em prática, pode ajudar a melhorar sua alimentação do dia a dia e a consumir mais alimentos ricos em nutrientes e vitaminas importantes para o seu organismo.

Para continuar tendo acesso a dicas e informações que fazem a diferença e trazem benefícios à sua saúde, acesse o site do Programa Se Cuida e confira os nossos conteúdos.

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Referências:

1.      MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual da Saúde. Alimentação saudável. 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/alimentacao-saudavel/. Acesso em: 8 mar. 2024.

2.      ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Unicef. Dicas de alimentação fácil, acessível e saudável durante a pandemia de covid-19. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/dicas-alimentacao-facil-acessivel-saudavel-durante-pandemia-de-covid-19. Acesso em: 8 mar. 2024.

 

Material destinado a todos os públicos.

BR-NON-2024-00030 - Abril/2024